Conheça 3 recursos do Windows 10 que são muito úteis no cotidiano de qualquer usuário de computador pessoal: o digitador por voz, acesso remoto a outros computadores com Windows 10, e o gravador de tela. Ficou curioso? Então vamos à prática! Lembrando que não será necessário instalar nada em seu computador, pois as aplicações já vem com o sistema.

Importante: Quando eu me referir a tecla “Win”, é aquela que tem o símbolo da Microsoft 😉

  1. Digitador por voz

Esse recurso pode reduzir consideravelmente o tempo de pessoas que estão desenvolvendo seu trabalho escrito, seja da escola, TCC, monografia, dentre outros. Funciona assim: você fala, e o sistema digita.

Para utilizá-lo, abra um editor de texto. Pode ser Word, Bloco de notas, ou qualquer outro. Em seguida, segure a tecla “Win” e pressione a tela “H” .

Pronto! Você pode falar e ver a “mágica” acontecer! 🙂

Um detalhe importante é que você precisa estar conectado à internet para funcionar.

Dicas: Fale devagar pra facilitar o entendimento pelo computador. Para iniciar um novo parágrafo é necessário pressionar a tecla “Enter”, em seguida clicar no ícone do microfone que apareceu na parte superior da tela para poder iniciar novamente o reconhecimento da fala.

2. Gravador de Tela

Imagina que você precisa demonstrar o funcionamento de algum programa e enviar via vídeo para outras pessoas. Através do gravador de tela isso é possível. Vamos la!

Primeiro abra o programa que você quer que apareça no vídeo. Em seguida segure a tecla “Win” e pressione a tecla “G”. O recurso aparece na tela. Para iniciar a gravação, pressione as teclas “Win”+ “Alt” + “R”.

Para encerrar, basta fechar o programa que você está demonstrando na gravação de tela.

Os vídeos ficam armazenados automaticamente na pasta “Vídeos” do seu computador.

3. Acesso remoto

Esse recurso é muito útil quando você precisa ajudar alguma pessoa a utilizar um programa, ou ainda a prestar suporte remoto. Pra utilizá-lo, é necessário que sejam realizadas algumas ações tanto pela pessoa que vai ajudar, quanto pela que vai receber ajuda.

Pra facilitar, dividi em passos:

Passo 1: Ambas as pessoas precisam clicar no menu “Iniciar” e digitar assis. Vai aparecer a opção “Assistência Rápida”. Cliquem nela.

Passo2: A pessoa que vai prestar ajuda, precisa clicar na opção “Ajudar outra pessoa”. Em seguida aparecerá uma tela onde é necessário fazer login usando uma conta Microsoft. Efetuado o login, aparecerá um número na tela. Este número será usado pela pessoa que vai receber ajuda.

Passo 3: A pessoa que vai receber ajuda deve digitar no campo “Código do assistente” o número informado pela pessoa que vai prestar ajuda, em seguida deve clicar na opção “Compartilhar tela”.

Passo 4: A pessoa que vai prestar ajuda deve escolher qual seu tipo de acesso. As opções são “Assumir controle total” e “Exibir tela”. Em seguida clique no botão “Continuar”.

Passo 5: A pessoa que vai receber ajuda precisa concordar com este tipo de acesso, clicando no botão “Permitir”.

Pronto, a conexão está estabelecida.

Dê uma olhada no vídeo a seguir pra ver essas ferramentas em funcionamento.

Aproveite a oportunidade para se inscrever no blog e receber mais dicas!

Até a próxima!

Deixe uma resposta